segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hospitais com mais conforto para os pacientes, visitas e funcionários


É muito importante que a área hospitalar também receba atenção da tecnologia. Quando um amigo ou ente querido precisa passar um determinado tempo internado no hospital, os visitantes passam bom tempo esperando notícias ou aguardando o momento da visita, e nem sempre é agradável ou confortável. O Hospital Pilar, localizado em Curitiba – PR resolveu mudar esta realidade e trouxe ótimas novidades tecnológicas. No estabelecimento algumas das tecnologias utilizadas são internet sem fio e o sistema Open Vida. A internet é disponibilizada a todos os pacientes e visitantes, pode ser usada em todos os leitos da UTI, apartamentos, inclusive na sala de espera. Precisa-se apenas de um aparelho que contenha placa de rede sem fio, como celulares e notebooks. De acordo com o gerente de tecnologia da informação do hospital, André Luiz Souza, “Temos internet livre em todos os horários. Muitos locais oferecem a internet sem fio, porém, o diferencial do Hospital Pilar é que aqui não é cobrada a navegação”, explica Souza.

O sistema Open Vida utiliza a internet como ferramenta de trabalho dos médicos do hospital. Este sistema permite que o médico tenha acesso, por exemplo, aos gráficos de ecocardiograma, pressão e frequência cardíaca através do monitoramento e captação dos sinais vitais do paciente. Por meio de uma senha, apenas o médico responsável pelo paciente tem acesso às imagens dele. As imagens são disponibilizadas em tempo real no site do hospital e são captadas por meio de uma câmera que está presente em cada leito. O hospital Pilar foi o primeiro do estado a utilizar um aparelho de videocirurgia com alta resolução. Este equipamento utiliza uma câmera de três chips e é bem mais ágil e preciso, o que permite ao médico a transformação de cirurgias mais complexas em procedimentos mais simples. Em casos mais delicados como problemas neurológicos e ortopédicos, é utilizado o neuronavegador, uma tecnologia em três dimensões que permite a visualização em tempo real da parte que será operada. Assim, o ponto onde será feita a cirurgia pode ser mostrado, quando associada juntamente com a ressonância magnética e a tomografia, deste modo, o médico possui um mapeamento preciso e bem mais seguro.

É muito importante que as instituições de saúde ofereçam conforto e facilidades tanto para os pacientes quanto para os funcionários. Desta forma é possível que haja uma grande dinamização no atendimento e mais segurança nos procedimentos cirúrgicos. Saúde é coisa séria e deve ser tratada como tal. Espera-se que outros estados também consigam obter os benefícios que a tecnologia proporciona e assim, melhorar cada vez mais a saúde brasileira.

Fonte: www.hospitalpilar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.... dê sua opinião.. ^^