Comunicação interatrial
A comunicação interatrial é uma cardiopatia congênita caracterizada por uma abertura entre os átrios, que permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito. Pode ser causada por defeitos no Ostium secundum (forame oval), no seio venoso, no Ostium primum, seio coronário ou por átrio único (quando não há nenhuma septação interatrial).
Mais detalhes: http://coracao2010.blogspot.com.br/2010/02/comunicacao-interatrial.html
Ponte de safena
Essa cirurgia cardíaca consiste em retirar parte da veia safena, que
fica na perna, para religar artérias do coração obstruídas por placas de
gordura. Com a nova ligação, chamada de ponte pelos médicos, é possível
normalizar a circulação de sangue no local e evitar um infarto fatal. O
desenvolvimento dessa cirurgia pode ser considerado um feito
multinacional: ela foi realizada pela primeira vez nos Estados Unidos
(em 1967), por um médico argentino (Renné Favaloro). Desde então, a
ponte de safena passou por vários aperfeiçoamentos. Antes era comum, por
exemplo, que durante a operação o bombeamento de sangue do paciente
fosse feito por uma máquina fora do corpo, pois o coração parava
totalmente de bater. Hoje, há várias técnicas que apenas reduzem os
batimentos cardíacos, tornando a cirurgia menos invasiva e arriscada.
Mais detalhes: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feita-uma-ponte-de-safena
Fiblrilação Atrial
É a taquicardia mais freqüente no consultório dos cardiologistas. É um ritmo irregular proveniente dos átrios. Sua prevalência aumenta com o avançar da idade, atingindo mais de 10% dos idosos acima de 70 anos e pacientes portadores de doença cardíaca. Em vez de um único estímulo elétrico (originado no nó sinusal no átrio direito) viajar pelo átrio até o nódulo átrio-ventricular, muitos impulsos (300 a 600 impulsos por minuto) originados nos dois átrios competem para atravessar o nódulo átrio-ventricular. O nódulo átrio-ventricular promove uma filtração desses impulsos e só deixa passar alguns, proporcionando um ritmo irregular. Os ventrículos batem muito rapidamente, o que impede o seu enchimento completo de sangue. Por essa razão, o coração bombeia quantidades insuficientes de sangue, a pressão arterial cai e o indivíduo pode apresentar alguns sintomas.
Mais detalhes: http://www.arritmiacardiaca.com.br/p_entendendo05.php
Cardiopatias Congênitas
A causa mais frequente de malformações cardíacas congénitas são diversos factores ambientais aos quais a mãe se pode expor durante a gravidez e que, ao longo da vida intra-uterina, interferem directa ou indirectamente no desenvolvimento do coração e dos grandes vasos. O efeito desta exposição é particularmente nocivo quando ocorre durante os primeiros três meses da gravidez. Os factores ambientais mais frequentes são as infecções provocadas por vários tipos de vírus (por exemplo, vírus da rubéola, coxsackievírus, citomegalovírus), a exposição aos raios X, o excessivo consumo de álcool e a administração, ao longo da gravidez, de determinados medicamentos contra-indicados. Noutros casos, as cardiopatias congénitas são provocadas por anomalias genéticas ou cromossómicas. É por esse motivo que em determinadas doenças genéticas ou resultantes de anomalias cromossómicas, como a síndrome de Turner ou a síndrome de Down, podem ser originadas cardiopatias congénitas.
Mais detalhes: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=122
Válvulas Cardíacas
As válvulas cardíacas são estruturas cartilaginosas sustentadas por músculos internos no coração que promovem a abertura das câmaras para a passagem de sangue e o fechamento das mesmas evitando o seu refluxo . O tempo de abertura e fechamento das válvulas é determinado por estímulos elétricos e compressão muscular e pela própria força hidrostática do sangue . Possuímos 4 válvulas cardíacas , compostas de folhetos também chamados de cúspides . São elas a Mitral (que separa o Átrio Esquerdo do Ventrículo Esquerdo) , a Aórtica (válvula de saída do coração que separa a Aorta do Ventrículo Esquerdo) . Do lado Direito encontram-se a Tricúspide (que separa o Átrio Direito do Ventrículo Direito) e a Pulmonar (válvula de saída do Ventrículo direito, separando este da Artéria Pulmonar) . Os músculos que sustentam as válvulas internas do coração são chamados de papilares e o tecido fibroso que liga o folheto da válvula no músculo é chamado de cordoalha tendínea .
Mais detalhes: http://www.drmarcelonogueira.med.br/manuais/VALVULAS.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.... dê sua opinião.. ^^